PROPRIEDADES DA GANODERMA LUCIDUM

GANODERMA  LUCIDUM

Reishi

      Fungo que pertence à classe dos Políporos e não é comestível e è conhecido por Ling Zhi, Reihsi, Cogumelo Rei e cogumelo da imortalidade.
      Antigamente só o ganoderma selvagem estava disponível e era classificado pela cor em seis tipos: o vermelho (Akashiba), o azul (Aoshiba), o branco (Shiroshiba), o preto (Kuroshiba), o amarela (Kishiba) e o roxo (Murasakishiba), conforme Kenson (1988) e Jung & Birmingham (1992).
      Actualmente já é possível cultivar em laboratório Ganoderma Lucidum Vermelho
Cultivo:
      A forma de cultivar um cogumelo decompositor pode variar entre a inoculação de troncos (não compostados) e compostos de serradura (Compostados).

Propriedades medicinais:
      A propriedade medicinal para a qual este cogumelo tem sido mais intensamente investigado é a actividade antitomural.
      O maior sucesso deste cogumelo tem sido alcançado nesta área, que produzem compostos que retardam o desenvolvimento tumoral. Os componentes de alto teor molecular com efeitos tumorais mediados por uma resposta do hospedeiro em fungos soão as hecteroglicanas, quitina, peptídeoglicanas, proteoglicanas, lecitina, ácidos nucleicos (RNA), polissacaridios não digeríveis (fibras dietéticas) e B-D-glinacas (Mizuno e tal., 1995).
Alguns destes compostos são amplamente comercializados em diversos Países, com nomes como Krestin, Lentinan e Schizoplillan.
Estudos com Ganiderma Lucidum indicam que os ácidos triterpênicos actuam sobre a membrana celular, dificultando a entrada de vírus nas células e, podem assim ter um efeito sobre o HIV (Miles & Chang, 1997).
Testes com fracções do cogumelo mostram também efeito inibitório da actividade da transcriptase reserva uma DNA di vírus (forma capaz de se intregar ao DNA do hospedeiro), encontrada nas retroviroses, como o sarcoma de Rous e a SIDA (fonte naturalmed).
Investigadores, através de análises químicas, identificaram alguns componentes que o Ganoderma Lucidum contém: alcalóides, Nucleotideos, Polissacarideos, Protainas, Esteroides, Triperpeno e  ácido Lipideo insaturado .
Estes componentes podem ser utilizados em aplicações medicinais, com acções cardiotonicos, inibidores tomorais, inibidor da agregação plaquetária, relaxante muscular, analgésico, imunoestimulante, potenciador de síntese proteica e metabolismo do ácido nucléico. Antialergénico de largo espectro, imunomodulador, ant-hepatóxico, inibidor de libertação histamínica, anti-hipertensivo ACE inibição, anibidor de síntese de colesterol.
Valores nutricionais do Ganoderma:
Proteinas: 20%
Ácidos gassos insaturados 74%
Titamina B1, Riboflavina B2, Biotina B7.
Minerais como o potássio.
Modo como aparece no mercado:
Pode aparecer em forma de cápsulas, líquidos, xarope, pó ou desidratado.

Embalagem de 30g de chá de Ganoderma lucidum (Reishi) em laminas
Preço - 5,2 € 

Comprar 









Referencias a estudos:
www.ganocafeglobal.com/.../ESTUDIOS%20VARIOS.%20GANODERMA%20LUCIDUM.doc -