Cogumelos no combate à obesidade

Loja on line: http://boletosdeorum.pt 
Cientistas do Centro de Investigação Biomédica de La Rioja, em Espanha, estão a trabalhar no sentido de demonstrar como o consumo de cogumelos e de outros fungos é benéfico na luta contra a obesidade e outras doenças associadas, como a diabetes tipo 2, adianta a agência EFE.
A equipa, liderada pela especialista em tecido adiposo Patrícia Pérez Matute, está a realizar experiências "in vitro" para analisar a influência de extractos de cogumelos no comportamento dos adipócitos, as células que compõe a gordura.

De acordo com Pérez Matute, os testes consistem em impregnar os adipócitos com estes extractos, sendo os cogumelos previamente enriquecidos com selénio, que tem propriedades antioxidantes.
A responsável pela investigação, doutorada em Biologia pela Universidade de Navarra, afirma que o objetivo é ver que efeitos têm os cogumelos sobre o metabolismo da glicose, que se relaciona com a obesidade e outras doenças associadas à resistência à insulina.

Além disso, explicou Pérez Matute à EFE, pretende-se igualmente observar as hormonas que produzem os adipócitos e a sua influência no controlo do peso corporal dos indivíduos e do seu apetite.
A especialista realçou que existem já na literatura científica muitos exemplos de que o consumo de cogumelos pode trazer melhorias no combate ao cancro, às doenças cardiovasculares e à diabetes e, agora, o objetivo é provar os seus efeitos positivos na obesidade. 
Espera-se que as conclusões se obtenham num prazo de um ano e caso os resultados sejam comprovados, os investigadores acreditam que será também possível aplicar os conhecimentos aos doentes com Sida, mas com o objetivo contrário, visto que estes que sofrem de uma situação absolutamente oposta: a perda de gordura e a extrema magreza.